Parte dessas informações encontrei no blog Com a escrita em dia e achei superinteressante, são sobre livros em geral e eu não tinha nem ideia da existência dessas curiosidades.
1. O livro Gadsby, escrito em 1939 por Ernest Vincent, contem 50 mil palavras. O mais interessante é que nessas 50 mil palavras a vogal "E" não aparece nem por uma única vez, mesmo que essa vogal apareça a cada oito letras lidas.
2. Nos Estados Unidos da América são comprados em média 5 milhões de livros por dia e publicadas diariamente 125 novas obras.
3. O primeiro livro de que se tem notícia é Diamond Sutra, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.
4. A Bíblia de Gutenberg é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C.
7. Mais de 20 mil livros já foram escritos sobre o jogo de Xadrez.
8. É atribuído a William Shakespeare a invenção das palavras: hurry, boredom, disgraceful, hostile, money’s, worth, obscene, puke, perplex, on purpose, shooting, star e sneak.
9. Desde a Idade Média até os dias atuais, o gosto literário mudou radicalmente. Visto que as obras do americano Sidney Sheldon são as mais traduzidas do mundo, cujos romances foram vendidos em 51 línguas e distribuídos em 180 países.
Obrigado pela referência e parabéns pelo blog.
ResponderExcluir