10 de outubro de 2013

Resenha: O Despertar da Paixão - Diéssica Nunes Sales

Edição: 1
Editora: Aped
ISBN: 9788582550632
Ano: 2013
Páginas: 228

Sinopse:
Diferente de muitas garotas da sua idade Nicole gosta de pintar, tocar violão e cantar. É uma garota cheia de sonhos e esperanças, mas sua vida não é tão doce assim: desde a infância enfrenta sérios problemas em casa, em especial com a mãe. O pai sentindo-se culpado ao ver o sofrimento da filha, deixa-a viajar nos finais de semana para ver seus amigos e se alegrar um pouco, nem que seja por dois dias. Em uma dessas viagens, Nicole conhece um jovem e badalado ator, Vitor, o qual apesar do mutuo interesse é rejeitado por ela. Mesmo com o orgulho ferido, Vitor não desiste de conquistar a garota. Conseguirá Vitor ajudar Nicole a superar seus problemas?
    Nicole é uma garota talentosa, escreve, toca violão, pinta, canta, é fluente em outras línguas... Uau!, vocês devem estar pensando, mas quem não conhece os problemas enfrentados por ela em sua casa em Juiz de Fora - MG, diria que ela é perfeita. Por trás de todo esse talento, apesar de seus 18 anos, ela passa por vários conflitos principalmente com sua família, à exceção de Luna - sua irmã.
    Vitor é o jovem e badalado ator, vulgo "tchutchuco tudo de bom", que se apaixona instantaneamente pela bela Nicole que o rejeitou, por ser muito famoso e imaginá-lo como um cafajeste. Homens adoram mulheres difíceis rsrs. Mesmo com o orgulho ferido, ele continua correndo atrás da garota e aos olhos de Niki sua cidade maravilhosa - Rio de Janeiro - se torna um pesadelo e entra na sua lista de problemas, além do desejo mutuo pelo rapaz.


    O Despertar da Paixão quebrou meu jejum de livros românticos YA, não lia esse gênero fazia um bom tempo. Nada como um bom romance para apimentar e adoçar a vida, além da boa seleção de músicas (playlist abaixo), filmes e livros citados.
    Sobre as personagens há uma grande quantidade de artistas, obviamente porque os protagonistas estão nesse meio, os laços de família estremecidos. Vai ser impossível que vocês não queiram bater (se não muito mais!!!) na Laura, mãe da Niki, por ser tão agressiva - literalmente e pelo pai dela ser um banana. Outro fato: a narrativa se passa em três lugares, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e... Paris!!! Sim, até a Cidade das Luzes se fez presente na obra. O narrador é em 3ª pessoa e onisciente.
    O que dizer dessa obra? Posso estar errada, mas ela poderia se encaixar na 2ª geração do Romantismo, em pequenos aspectos. Existem partes em que o pessimismo é tão sufocante que até você pode ficar depressivo - foi bem expressado pela autora, na minha opinião sentir o que um personagem passa é mágico. 



    O final certamente foi inusitado!!! Gostei da dinâmica da história, dá para se conhecer os dois lados dos protagonistas, tanto da Niki quanto do Vitor, além de os diálogos de outras personagens enquanto eles não estão em cena. Um contra do livro foi a revisão, a editora pecou bastante nesse aspecto. 
     Minha nota - de 1 à 5 - é 4,5. 
    
♫ TRILHA SONORA 

1. Rolling In The Deep - Adele
2. Someone Like You - Adele
3. Medo de Amar - Adriana Calcanhoto
4. Mi Delírio - Anahí
5. Primeiros Erros - Capital Inicial
6. Exagerado - Cazuza 
7. Sou eu - Fiuk
8. Amanhecer - Guga Sabtiê
9. Não dê Asas Aos Vasos Guga Sabtiê
10. Como Eu Quero - Kid Abelha
11. I'm Sexy And I Know It - LMFAO
12. Odeio - Manu Gavasi
13. Invierno - Reik
14. Me Duele Amarte - Reik
15. Niña - Reik
16. Loca - Shakira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...