20 de dezembro de 2013

Resenha: Melancolia - Agatha de Assis

Edição: 1
Editora: Editora Deuses
ISBN: 9788566754056
Ano: 2013
Páginas: 108

Sinopse:
É uma antologia reunindo crônicas escritas como cartas. Sobre o comportamento humano diante de uma dor, de uma perda, de uma traição. Melancolia expressa o sentimento humano, tudo o que um dia alguém não ousou gritar ou falar. Além das crônicas, Melancolia vem com um diário. Para que o leitor também possa escrever o que sente… São cartas escritas na maior parte na primeira pessoa, de forma que consigam observar o desabafo nelas através da Melancolia sentida nas partes mais verossímeis de um indivíduo.


  Melancolia é uma antologia que reúne 18 crônicas, retratando - como o próprio título sugere - esse sentimento melancólico que todo ser humano sente. Sem a tristeza não alcançaríamos ou conheceríamos a felicidade. Este é o tipo de livro que te faz refletir, no qual todos podem se identificar com a mensagem passada pela autora. 
  Quem nunca se sentiu melancólico? 

"Você só encontra a verdadeira 
felicidade quando experimenta 
algumas vezes a infelicidade."
  O que a autora Agatha de Assis, nos passa - através da dualidade entre o bem e o mal - é que podemos reverter tal angústia e usá-la a nosso favor, como um alicerce para nos erguermos. Na minha opinião essa foi a essência do livro e ele deve passar uma ideia diferente para cada leitor, dependendo da mentalidade de cada um. Para tocar a vida e seguir em frente devemos utilizar esse sentimento para podermos alcançar a felicidade.
  Como esse é um livro que possui um diário - em que você pode utilizar uma folha ao final de cada crônica e escrever sua própria história, sentimentos, desabafos e conclusões - anotarei aqui passagens do que escrevi. Imagino que seja a melhor forma de compartilhar minhas sensações.

"Levante e aprenda a lutar. Largue 
essa utopia de ser a única vítima 
deste mundo. De achar que todos 
estão contra ti."
     Todos procuram por um sinal de que a vida seja mais do que realmente parece. 
     O mundo, a própria vida e os "lobos" que encontramos, corroem nossas almas. Ás vezes o que nos falta é o amor, a fé e, principalmente, a esperança. Esperança de que haja, lá fora, um sinal para viver.
     A morte é vista como uma válvula de escape para as angústias do ser.
   Um fato óbvio é que existem pessoas vampiras por aí, que te colocam para baixo e sugam seus sentimentos bons ou seus momentos de felicidade e vivem os azedando. Ignore-os e se levante!
     Você é uma mentira!

  Outra ideia que amei, além do diário, foi a trilha sonora. Sim! Há um trecho de uma música no subtítulo de cada crônica. 
  Abaixo segue a lista:

TRILHA SONORA DE MELANCOLIA

1. Field of Innocence, Evanescence
2. Shot in the Dark, Within Temptation
3. Stairway to the Skies, Within Temptation
4. Born to Die, Lana Del Rey
5. Sweet Sacrifice, Evanescence
6. Hurricane, 30 Seconds to Mars
7. Who Am I Living For, Katy Perry
8. Lost, Within Temptation
9. Monster, Paramore
10. Blue Jeans, Lana Del Rey
11. Want You Want, Evanescence
12. A Demon's Fate, Within Temptation
13. Ghost Love Score, Nightwish
14. Alone I Break, Korn
15. Purify, Lacuna Coil
16. Enjoy The Silence, Depeche Mode
17. Delirium, Epica
18. Dream Theater, Wither

  Minha nota: 5 estrelas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...